Como lidar com dores musculares causados por desportos?

Como lidar com dores musculares causados por desportos?

Dores musculares são também chamados as dores atrasadas de músculos. Acontecem como resultado de esforço físico mais elevado, para qual os músculos não estavam preparados e pode permanecer até alguns dias.

Um mito comum diz que são provocados pelo ácido láctico - um subproduto do metabolismo, que acumula-se nos músculos devido à deficiência de oxigênio. Na realidade, este ácido é lavado com o sangue que flui após cerca de duas horas. Não é ele que causa dor – são as micro lesões musculares. Sensação de desconforto geralmente ocorre após 3-7 dias, e é natural - neste período os músculos estão sujeitos à regeneração e fortalecimento. Os sintomas de excesso de treino podem ser suavizados de várias maneiras.

1. Massagem

O seu objetivo principal é melhorar a circulação sanguínea. A melhor forma de a fazer é com mão inteira com diferentes graus de pressão. Graças a circulação acelerada do sangue o ácido láctico é rapidamente removido do corpo. O método pode ser inicialmente doloroso, mas uma massagem suave gradualmente traz o alivo desejado.

2. Banho quente

Aqui, também, a temperatura tem um efeito estimulante sobre a circulação sanguínea e reduz o nível de metabolitos. De vez em quando pode derramar água fria nos pontos dolorosos alternadamente com água quente. Por isso também é uma boa ideia, tomar um banho de vapor em uma sauna - que irá causar uma nova oxigenação do corpo e sua recuperação mais rápida.

3. Pomadas de aquecimento

Estimulam terminações nervosas sensoriais na pele e causam hiperemia local, facilitando a absorção de salicilato de metilo, e a remoção de toxinas.

4. Frutas, vegetais, água

Complementam uma gama de vitaminas e minerais essenciais que são perdidos durante o exercício - magnésio, potássio, vitamina C. Em particular, vale a pena tomar alimentos ricos em ferro, que sintetiza hemoglobina e, consequentemente, melhora o transporte de oxigênio na corrente sanguínea.