Dor nas articulações vs. desporto. O que treinar para aliviar as articulações e músculos?

Dor nas articulações vs. desporto. O que treinar para aliviar as articulações e músculos?

A osteoartrite é uma das doenças da nossa civilização. Muitas vezes, é causada pelos nossos próprios erros, porque muitos de nós não têm moderação em fazer desporto. Por outro lado, a falta de movimento também é perigosa para suas articulações.

Não só o envelhecimento do organismo afeta o desgaste das articulações. Os fatores que podem acelerar a sua destruição podem ser genes, tabaco, dieta de má qualidade, estilo de vida sedentário e falta de exercício, mas...também movimento muito intenso. Como encontrar um meio termo que vai nos permitir nenhum dano às articulações e ao mesmo tempo manter-se fisicamente ativo?

Para correr bem

A corrida está na moda. Mas nem toda a gente tem o luxo de praticar este desporto. É um facto bem conhecido que o treino de corrida, especialmente intensos, são altamente carregados para as articulações. Mesmo que durante o treino não sintamos a dor, no dia seguinte podemos acordar com joelho inchado, por isso é preciso lembrar que um mau desempenho ou exercícios muito árduos gradualmente podem destruir nossas articulações. A corrida saudável e segura consiste em: bons sapatos, roupa adequada quente, o aquecimento prévio, alongamento e técnica de corrida adequada. O melhor é fazer de 10 a 30 km por semana, aumentar a força gradualmente e não pesar mais de 85 kg. O excesso de peso é, infelizmente, uma contra-indicação para este desporto. Tal como doenças e dores nas articulações.

Dê uma pausa as articulações

A dor leve ou moderada das articulações que ocorre antes ou durante um treino é um sinal de que temporariamente temos de nos concentrar em outras partes do corpo e em um tipo diferente de esforço. Podemos fazer exercício dos braços, passear ou ir para a piscina. Alguns dias de descanso vão permitir recuperação das articulações e sem estarmos a fazer nada. Muitas formas de atividade física relaxam as articulações. Em primeiro lugar, os exercícios dentro da água. Natação ou hidroginástica nem só são eficazes na queima de gordura e melhoram a condição, ao mesmo tempo fazem descansar o corpo. Se no entanto não gostamos de apenas passear, podemos escolher o treino nordic walking. Para as articulações com dores podemos usar também a bicicleta estacionária ou spinning. O mountain bike pode nos prejudicar, porque sobrecarrega as articulações. A mesma situação é com desportos com raquetes que podem danificar tanto os membros superiores como membros inferiores. Esqui e patinação também podem ter efeito negativo parra membros inferiores. Também as vezes no ginásio envolvemos as articulações com intensidade considerável durante o exercício nas aulas de ginástica e fitness. Se não sabe quais são os exercícios que pode fazer devemos consultar o nosso treinador ou fisioterapeuta. É mesmo importante faze-lo quando a dor articular acompanha-nos frequentemente. Nesta situação, temos que desistir de exercícios que danificam as nossas articulações.