O que é o índice glicêmico?

O que é o índice glicêmico?

Muitas vezes tido em conta ao planejar a dieta apropriada, especialmente para as pessoas que estão com excesso de peso e com o risco de diabetes, porque dele depende o nível de insulina no sangue.

O índice glicêmico classifica os produtos alimentares de acordo com os seus efeitos sobre a concentração de glicose na corrente sanguínea. Quanto mais cedo o produto é degradado, tanto maior for o valor do índice. Supõe-se, que a glicose pura é de 100 pontos. Os produtos com um índice elevado de IG causam aumento súbito da glicose. Este, por sua vez, liberta uma quantidade maior de insulina, que o transfere para os tecidos e músculos para serem queimados. O excesso de açúcar é convertido em gordura, que torna-se uma fonte de energia armazenada. Portanto, a ingestão de alimentos com IG maior automaticamente aumentar a gordura corporal. E - paradoxalmente - aumento do apetite, quando o açúcar no sangue cai tão rapidamente como cresceu. É acompanhado por uma sensação de fome, que nos faz comer um snack e fechar o círculo vicioso de balanços de insulina. Livrar-se de quilos em excesso depositados torna-se mais difícil, porque o excesso da insulina adicionalmente desacelera o metabolismo.

Os produtos com um baixo índice glicêmico são digeridos mais lentamente, de modo que o açúcar é fornecido regularmente, sem variações intensas nos níveis dele. O sentimento de saciedade e o nível de energia persistem por muito mais tempo, e os níveis equilibrados de insulina estimulam a secreção de glucagon - uma hormona responsável pela queima de gordura. O risco de doenças associadas com excesso de peso fica reduzido - diabetes do tipo 2, cancro colo-rectal, "mau" colesterol, LDL e aterosclerose.

Valor alto do IG é considerado quando atinge mais do que 70 pontos. Este grupo inclui: pão branco, doces, açúcar, cerveja, batatas fritas, batatas fritas do pacote, salgadinhos, então as coisas altamente processadas e desprovidas de fibras. Estes alimentos devem ser consumidos ocasionalmente, não mais frequentemente do que uma vez por semana.

O IG médio fica na faixa de 55-69 pontos e inclui arroz branco e integral, cuscuz, massa folhada, batata nova, beterraba, figos secos e passas. O consumo deles não deve exceder duas doses por dia.

O menor IG têm os produtos, e é bom tê-los em conta no planeamento de sua dieta diária - a maioria dos vegetais crus e frutas, e produtos de farinha integral e moagem grossa, como pão de centeio integral, trigo-sarraceno e farelo de trigo. Pode comê-los até sentir a saciedade, são caracterizados por um alto teor de fibras e liberam sua energia de forma gradual, excluindo a necessidade de comer snacks entre três refeições por dia recomendadas pela maioria de nutricionistas.